sexta-feira, 30 de julho de 2010

Alunos da Teotônio Brandão participam de campanha de educação ambiental

27/07/2010 - 12:43

Cerca de 100 alunos da 4ª série da Escola Estadual Teotônio Brandão Vilela, que fica em Nova Rosa da Penha, Cariacica, fizeram uma visita educativa ao manguezal de Vila Cajueiro, que fica no mesmo município. Orientados por representantes da prefeitura e da Associação dos Pescadores Artesanais da Grande Nova Rosa da Penha (Ascapenha), eles aprenderam sobre a importância e o funcionamento do ecossistema.

Os objetivos do passeio foram celebrar o Dia Mundial do Manguezal, comemorado dia 26 de julho; valorizar a profissão de catador de caranguejo, pois muitas famílias na comunidade vivem dessa profissão; e conscientizar sobre a queda na população do crustáceo e das áreas de manguezal.

Segundo a diretora da escola, Josemária Soares, a visita é complementar, pois os alunos já haviam estudado em sala sobre as espécies, o manguezal e seu funcionamento, “Eles vivenciaram na prática o que conheciam em teoria”, disse ela.

A diretora explicou que há 22 famílias de catadores que tem seus filhos matriculados na Teôtonio Brandão, o que reforça a importância da conscientização dessas crianças sobre a queda da população do crustáceo e sobre o conhecimento das áreas de manguezal.

“Eu catava duas dúzias e meia de caranguejo e hoje não consigo nem meia dúzia”, conta um dos representantes da Ascapenha Antonio Jesus da Silva. “Com a conscientização, talvez o quadro possa ser revertido sem parar a cata. Muitos pescadores só tem esse sustento”, disse a diretora.



“A cata é tradição na região banhada pela parte preservada do Canal de Vitória e, ao mesmo tempo, os manguezais têm uma grande importância para a vida marinha: cerca de 90% das espécies de peixes vêm ao mangue, seja para os ritos de procriação ou para a desova”, destacou a coordenadora do Projeto Povos e Mangues da Prefeitura de Cariacica, Veruska Ferraz

Para os alunos foi uma experiência nova. Alguns nunca tinham ido ao mangue e não conheciam de perto as espécies do ecossistema. Além de aprender e experimentar, os pequenos também se divertiram com o passeio e com as descobertas e o conhecimento ficou gravado. “Devemos preservar o mangue porque ele é o berço para reprodução das espécies marinhas”, falou o aluno Robert Silva Bragança, 9 anos. “Temos que conscientizar os catadores para catar na época certa para não acabar com a espécie”, afirmou Ana Luiza Rodrigues Pereira, 10 anos.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br
Texto: Rafael Louzada

Nenhum comentário:

Postar um comentário